terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dia do Funcionário Público e os descontos de greve

Hoje, 28 de outubro, Dia do Funcionário Público, os trabalhadores do SANEP estão indignados pelo desconto de dias de greve, que ocorreram em maio. A maioria dos trabalhadores grevistas teve onze dias descontados dos seus salários.

O Sindicato esclarece que o salário de maio foi pago integralmente no final do mesmo mês e que a derrubada da liminar no Tribunal de Justiça incluía esses dias. O problema é que esse desconto foi de uma só vez, o que prejudicou barbaramente os trabalhadores neste final de mês.

Outro ponto em questão é que o desconto está registrado nos contracheques como "faltas". Esse apontamento está em desacordo com a Lei de Greve.

O Presidente do Sindicato, Renato Abreu, informou que havia sido protocolado ofício para a Direção do SANEP, em 12/08, sob o nº S94884/2014, solicitando que os relatórios de ponto fossem corrigidos, que nenhum apontamento de greve figurasse como falta e, consequentemente, não houvesse prejuízos à ficha funcional dos trabalhadores. Esse ofício, segundo informações do Protocolo do SANEP, foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município em 02/09 e de lá não retornou ainda.

O Assessor Jurídico da Autarquia foi procurado pelo Presidente do SIMSAPEL na sexta-feira e não se encontrava. Hoje, ainda não havia retornado.

As providências administrativas estão sendo tomadas desde 12 de agosto. Caso não haja o cumprimento da Lei de Greve, o SIMSAPEL encaminhará as medidas que forem necessárias.

A Direção do SANEP e a Prefeitura Municipal punem os trabalhadores grevistas de forma excessivamente dura, para demonstrar seu poder. Deixaram os trabalhadores e suas famílias sem salário e sem o direito à subsistência durante uma greve que só se estendeu por conta do autoritarismo deles.

No alto de suas intransigências, gastaram tempo, energia e dinheiro para tentar desmoralizar e desqualificar o movimento legítimo dos trabalhadores. Não teria sido mais fácil usar esse tempo, essa energia e esse dinheiro para buscar um acordo? Em que se fundamenta a expressão: “não negociamos com grevistas”?

Só se concretizou a greve porque eles, os administradores, não dedicaram aos trabalhadores o devido respeito e a devida consideração. Só se manteve o movimento por tanto tempo, porque, da mesma forma, o Executivo se manteve no seu pedestal e se negou a negociar.

Essa foi a "homenagem" da Direção do SANEP aos trabalhadores pelo Dia do Funcionário Público.


O SIMSAPEL parabeniza os trabalhadores do SANEP, que, apesar de todas as dificuldades, dos desafios enfrentados todos os dias, dos baixos salários, das condições precárias de trabalho e do descaso dos administradores, cumpre com o seu dever e se dedica ao trabalho que é por demais digno: levar água e saneamento á população.

Nenhum comentário: